sexta-feira, 4 de abril de 2008

Cadillac IMAJ


A nobreza do conjunto mecânico impressiona. Todo carenado e com aspecto de uma obra de arte de metal esculpida com cuidado, o motor V8 4.2 sobrealimentado com 32 válvulas é feito de alumínio e produz 425 cavalos a 6400 rpm, com torque máximo de 55,3 kgfm a 4000 rpm. Toda essa força é distribuída para as quatro rodas por um sistema de transmissão com câmbio automático de cinco marchas, controlado eletronicamente.

Bugatti EB 16-4 "Veyron"


Já o motor 8.0 de 16 cilindros em V (inclinados em 72º) é feito de liga leve e conta com quatro comandos de válvulas variáveis, o que contribui com a disponibilidade de 85% do torque máximo a partir de 1.500 rpm. Nos dois cabeçotes estão distribuídas as 64 válvulas responsáveis pela troca de gases de admissão e exaustão. Toda essa sofisticação se traduz em 630 cavalos de potência a 6.000 rpm, com um torque monumental de 77,5 kgfm atingidos a 4.000 rpm. O desempenho ainda não foi divulgado pela Bugatti, mas certamente vai superar o do modelo EB 110, lançado há dez anos, e que é capaz de atingir 352 km/h.

Audi Steppenwolf


Sob o capô abaulado, ronca um motor V6 3.2 de 225 cavalos, que gera 32,6 kgfm de torque. Os seis coletores de admissão ficam bem aparentes, assim como as tampas metálicas dos reservatórios, o que torna mais fácil a manutenção. De acordo com a Audi, o Steppenwolf é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos e de atingir 230 km/h. Para conter todo esse ímpeto esportivo, foram instalados quatro freios a disco perfurados com pinças de oito pistões pintadas de vermelho. Há ainda como travar apenas os freios traseiros pressionando-se um botão no painel, em vez de puxar a convencional alavanca no assoalho. Assim, conta-se com a maior eficiência do sistema eletrohidráulico de alta pressão.

BMW X Coupé


Dada a partida, o motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros (que usa o sistema commom rail de injeção direta) gera 184 cavalos de potência e 50 kgfm de torque, números suficientes para levá-lo a mais de 200 km/h. Para facilitar a pilotagem, a BMW incluiu diversos sistemas que evitam a patinagem das rodas (AST), mantêm o carro firme nas curvas (DSC-X) e até controlam os freios em descidas acentuadas (HDC). Outro item que ajuda a dirigir o X Coupé é o conjunto de rodas de aro 20, montadas em pneus 225/50R 20 na frente e 285/45R/20 atrás.

Ford Focus SVT


Já o conjunto mecânico pode ser considerado um capítulo à parte. O motor 2.0 de 16 válvulas, acomplado a um câmbio mecânico de seis marchas, teve a potência aumentada de 130 cavalos para 170 cv a 7.000 rpm, graças ao emprego de vários componentes que melhoraram a eficiência da aspiração da mistura ar/combustível.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Aston Martin V12 Vanquish


O motor V12 6.0 de 48 válvulas despeja 450 cavalos de potência nas rodas traseiras. As marchas são trocadas por duas alavancas instaladas atrás do volante com a rapidez de um piscar de olhos, graças a um sistema eletro-hidráulico. Para evitar que as rodas girem em falso, o controle de tração se encarrega de evitar derrapagens indesejadas. Entre os dados que podem ser monitorados eletronicamente, até a pressão e a temperatura dos pneus estão incluídos. De acordo com a Aston Martin, o V12 Vanquish acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge 306 km/h.

Volkswagen W12 Coupé


O motor de 12 cilindros em W é feito a partir de dois motores de seis cilindros em V a 15º. Dos 6 litros de cilindrada, os engenheiros da marca alemã extraíram 600 cv e 63,2 kgfm de torque. Acoplado ao câmbio seqüencial de seis marchas, o W12 também conta com comandos de válvulas variáveis e leva esse protótipo recordista a mais de 350 km/h e de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Resultados que mostram que a VW aprendeu muito com as marcas Lamborghini e Bugatti, adquiridas há alguns anos pelo Grupo.

Holden UTE SS


Esse ar de esportividade é um convite a pisar fundo no acelerador. Sob o capô, o V8 5.7 é capaz de gerar 305 cavalos, transmitindo toda essa potência para as rodas traseiras e deixando marcas no piso. Segundo a Holden, a Ute SS atinge 240 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Nas curvas, a suspensão independente nas quatro rodas tem a vantagem de evitar os solavancos das picapes com molas de perfil parabólico, além de garantir a estabilidade de um sedã, mérito também da estrutura reforçada e do estudo aerodinâmico.

Ferrari Enzo


O motor V12 6.0 de 660 cavalos é capaz de levar o sucessor dos modelos F40 e F50 a 350 km/h e de acelerar de 0 a 100 km/h em meros 3,6 segundos. Outro número impressionante ligado ao desempenho é a aceleração de 0 a 200 km/h, feita em apenas 9,5 segundos. O sistema de transmissão inclui câmbio seqüencial de seis marchas e controle de tração (ASR) para evitar que as rodas girem em falso nas acelerações bruscas. Os pneus Bridgestone têm medida 245/40 ZR18 nas rodas dianteiras e 345/35 ZR19 nas traseiras.

Bentley Arnage Mulliner


O motor é um V8 6.75 litros de 400 cavalos e brutais 85,2 kgfm de torque a apenas 2.100 rpm. Segundo os números divulgados pelo fabricante, a limusione Mulliner acelera de 0 a 100km/h em 9 segundos e atinge 200 km/h. Detalhe interessante é que a marca inglesa raramente divulga a potência do motor de seus modelos, dizendo apenas que é “suficiente”.