Para provar que o uso do hidrogênio como combustível de automóvel é tão eficiente e seguro quanto o empregado nos foguetes espaciais, a BMW apresenta o protótipo H2R, fruto de anos de pesquisas incessantes. Mas tanto trabalho valeu a pena. O modelo conceitual é um verdadeiro míssil e bateu nove recordes mundiais de desempenho, considerando apenas os carros movidos pelo gás leve. Um deles foi a acelerar de 0 a 100 km/h em meros 6 segundos. Outro feito foi atingir exatos 302,4 km/h. E tudo isso com a vantagem de emitir apenas vapor d´água pelo escapamento.
Boa notícia também é que a marca alemã vai usar toda a tecnologia desenvolvida a partir do H2R numa versão do sedã de luxo Série 7, capaz de rodar com gasolina ou hidrogênio. Aliás, o protótipo herdou do sedã o motor V12 6.0 de 285 cavalos, que recebeu uma série de modificações para poder funcionar a contento com hidrogênio. Entre as quais, destacam-se calibragem do sistema de injeção eletrônica, instalação das válvulas de injeção no coletor de admissão, emprego de materiais mais resistentes (já que o hidrogênio não tem propriedades lubrificantes como a gasolina), entre outros itens.
Boa notícia também é que a marca alemã vai usar toda a tecnologia desenvolvida a partir do H2R numa versão do sedã de luxo Série 7, capaz de rodar com gasolina ou hidrogênio. Aliás, o protótipo herdou do sedã o motor V12 6.0 de 285 cavalos, que recebeu uma série de modificações para poder funcionar a contento com hidrogênio. Entre as quais, destacam-se calibragem do sistema de injeção eletrônica, instalação das válvulas de injeção no coletor de admissão, emprego de materiais mais resistentes (já que o hidrogênio não tem propriedades lubrificantes como a gasolina), entre outros itens.
Um comentário:
Imaginar que mataram o carro elétrico nos anos 90 para utilizar o hidrogênio, e 20anos depois o hidrogênio é só protótipo,o carro eletrico foi uma realidade que os fabricantes abandonaram,o ev1 dava um show neste protótipo da bmw,podendo rodar até 100km com uma carga da bateria,sem emitir um unico poluente.
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