sexta-feira, 21 de março de 2008

Corvette Z 0.6


Há algumas máquinas que nascem com um propósito básico, o de serem aceleradas. Esse é, sem dúvida, o caso deste belo exemplar do que a engenharia americana, tão acostumada a criar carros grandes, beberrões e com suspensão extramacia, pode fazer: o Chevrolet Corvette Z06. Mais leve e potente que o carro de produção normal, o C6, o Z06 é o que a empresa podia fazer de mais sofisticado para venda ao público.Em primeiro lugar, por conta do poderoso motor LS7, um V8 de 7 litros. Apesar da megacilindrada deste motor, ele não é um big block, mas sim o maior small block já produzido pela GM, fazendo o Corvette voltar à famosa medida de 427 polegadas cúbicas. Com bloco de alumínio, o LS7 rende 512,6 cv a 6.300 rpm e tem torque de 65 kgm a 4.800 rpm, com corte de rotação aos 7.100 giros. Poderia ser mais potente, mas o propulsor adota uma configuração conservadora, bem ao gosto americano, que prefere um conjunto mais durável. As válvulas, por exemplo, são de titânio, mas o comando é no bloco, como nos antigos motores 4.1 que equipavam o Opala. Também há apenas duas válvulas por cilindro, uma de admissão e outra de escape. E basta, já que, apenas com isso, o motor já se torna forte demais. O virabrequim é de aço forjado, para suportar o esforço que a compressão de 11:1, alta para um motor americano, impõe. O motor é todo montado por uma equipe especial no Centro de Performance de Wixom, no Estado de Michigan, que pesa cada uma das peças em balanças de precisão para que todas tenham exatamente o mesmo peso.

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