segunda-feira, 24 de março de 2008

Ferrari F430


O motor merece um capítulo à parte. O V8 é completamente novo, com nenhum componente em comum com o da 360 Modena. Ainda em relação à antecessora, a F430 vem com propulsor com 20% a mais de cilindrada ( 4.3 litros ante 3.6 l) e acréscimo de 4 kg. Mas é o rendimento que reserva números mais positivos. O torque é 25% maior (47,5 kgfm a 5.250 rpm) e a potência 23% (490 cavalos a 8.500 rpm). Graças ao menor diâmetro do volante do motor, foi possível montar o propulsor em posição mais baixa e, com isso, diminuir o centro de gravidade, o que melhora a estabilidade. O cuidado com o V8 foi tanto que os coletores de admissão são projetados para otimizar o fluxo da mistura ar-combustível até nas curvas. Tudo é monitorado por dois módulos eletrônicos, inclusive as oito pequenas bobinas e o sistema de comandos de válvulas com variador de fase.

Nenhum comentário: